domingo, 4 de março de 2012

LUTO

Sinto imensa tristeza em postar essas palavras... Mas a vida nos surpreende! Dessa vez, a surpresa foi infeliz, triste, pesada, preocupante, cruel... Perdemos um aluno e um ex-aluno. Perdemos dois jovens. Perderam-se duas vidas. A família perdeu, os amigos perderam, a Escola perdeu, a sociedade perdeu! Perdemos todos. E qual nossa responsabilidade diante dessa realidade de perdas? Qual o papel da Escola para que não aconteçam mais perdas, ou pelo menos, para que elas sejam minimizadas? 
Pergunto a vocês e a mim mesma: perdemos para a violência? Para as drogas? Para a falta de perspectivas? Para a pobreza? Para a exclusão? 
Deixo esses questionamentos para que pensemos... Para que sintamos... 
Às famílias que estão sofrendo com a ausência desses dois jovens, meus sinceros sentimentos e minhas orações. 
Aos nossos alunos, pais, professores e funcionários: tudo vai ficar bem! Façamos nossa parte para que a Fenelon se recupere desse baque e volte a ser aquela Escola feliz que sempre foi.
Confesso que tinha medo de perder! Perder alunos, amigos, colegas, pessoas. Mas essa tragédia me colocou frente a uma realidade que infelizmente está virando rotineira. Cabe a nós, não nos acostumarmos e fazermos nossa parte em defesa de uma sociedade mais tolerante, justa, menos desigual e com mais oportunidades para todos. 
Vamos nos recuperar... 
A paz para todos.


Maísa





APENAS UM CORPO ESTIRADO NO CHÃO
 
Opções erradas? Condições negadas? Não sabemos ao certo. A certeza que temos foi a tristeza que a cena causou em todos que viram os jovens com suas vidas finalizadas de forma tão violenta. Se tinham sonhos, estes foram interrompidos, seus planos já não contam mais, acabaram naquele momento.
Acho que passou na cabeça de alguns o que poderia ter sido feito para se evitar tal fato, e eu lembrei que de alguma forma nós tentamos. Tentamos enquanto escola, enquanto amigos: aconselhando, informando, conversando; infelizmente, diante de tantas outras "coisas" isso não foi o suficiente para fazer a diferença, mas... tentamos. E continuaremos tentando com outros e torcendo para dar certo, sempre.
Nos resta pensar que, através desse fato, possamos tirar a mensagem para os demais jovens que não queiram ser também "APENAS UM CORPO ESTIRADO NO CHÃO". Que façam valer os seus sonhos (bons sonhos!), sua capacidade de conquistar o que quiser (o mundo até!) apenas com a inteligência que cada um possui, que façam a diferença amando a si mesmos e ao seu próximo e assim querendo sempre o melhor, buscando sempre o melhor.
Asseguramos que de nossa parte continuaremos sempre aqui para apoiar, acompanhar e lutar sem desistir nunca de fazer vocês perceberem o quanto são valiosos para nós que fazemos a Escola Municipal Fenelon Câmara.
Vamos em frente!

Dar’c Barros





"Ainda que eu falasse a língua dos homens e falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria." Renato Russo

Amor, esse é o sentimento que tanto falta a nossa sociedade, hoje. Nesse momento, não nos importam os motivos que levaram a morte violenta de dois jovens. O que importa, realmente, é a sensação de perda e de impotência perante um lado tão cruel da vida. Resta-nos, agora, cuidar dos que estão conosco e tentar protegê-los da violência. Afinal, esse é o nosso papel enquanto educadores, pais e amigos. Por isso, gostaria de me solidarizar com nossos alunos e suas famílias na busca por um mundo melhor.


Cristina Tavares





Sei que muitos estão, nesse momento, vivenciando sentimentos  de incerteza, insegurança, angústia, tristeza. São sentimentos comuns diante do acontecido.  Algo que parecia tão longe de nossa realidade, embora perto de nossos conhecimentos, adentrou nossa vida subitamente, sem pedir licença, sem avisar. A violência tão discutida, as conseqüências das drogas tão alertadas no nosso espaço de aprendizagem, de convivência, se fez real, presente como nunca imaginávamos. Lamento profundamente por essas vidas que se foram.  Meu desejo de força a todos que estão, assim como nós,  sofrendo e indignados... Meus sinceros sentimentos às famílias desses jovens e a de muitos que amargam a presença desse mal em seu seio. Que Deus lhes confortem!!!
Mas, a hora é de recolhimento, oração, reflexão, sobretudo para ação. Se esse fato, de alguma forma, representa uma batalha perdida, há ainda muita luta pela frente. Agora é hora  de reunir forças e  dizer sim a vida, a paz, ao amor!!!  Não podemos desistir...
Sinceramente, precisamos lembrar a  todos os jovens que cada situação de nossas vidas exige uma escolha e que sempre poderemos dizer não ao que não convém. Que podemos escolher entre uma vida interrompida prematuramente ou um futuro promissor. Temos muitos exemplos de superação que merecem ser lembrados e, infelizmente, hoje uma realidade, um momento, que gostaríamos de nunca ter vivido, que gostaríamos de esquecer.
 Cláudia


Meu sentimento pelo meu amigo, é a saudade que fica. A dor que sinto é forte, porque presenciei tudo... Ele era como um irmão pra mim...
O medo ficou, pareço uma menina toda acabada pois tiraram um pedaço de mim.
Uma das coisas boas que me lembro, foi quando ele dançou Michael Jackson. Ele sempre foi um garoto bom. Dizia que eu era companheira, legal, amiga, etc...
Espero que ele tenha aceitado Jesus como o seu Salvador, porque naquela hora, era só Deus na vida dele.
Esses são meus sentimentos...


Paula






É com um sentimento muito melancólico que escrevo estas breves palavras, preferiria falar sobre boas notícias, comentar eventos de alegria, mas infelizmente não foi isso que aconteceu, estes dias estou vivendo momentos de muita tristeza, dois meninos como geralmente chamo vocês, morreram , ou melhor tiveram suas vidas ceifadas , seus sonhos , seus desejos de adolescentes foram  simplesmente interrompidos ,meninos que conheci desde pequenos, aprendi a amá-los  e  ter um grande afeto por eles , como todos que convivo todos os dias na escola , o fato de um desses casos acontecer na escola não aumenta nem diminui a dimensão da tragédia desses dois acontecimentos, poderia ter sido em qualquer lugar, o fato é que são dois jovens como tantos outros que todos os dias passam por nós . Será que tem que ser assim? Até quando isso vai acontecer sem que as autoridades tomem alguma atitude? Um sistema cruel, excludente, que marginaliza e culpabiliza muitas vezes os jovens, quando na verdade são frutos desse sistema que não proporciona oportunidades nem expectativas de vida.
Quero dizer a todos que estamos juntos nesse momento tão difícil, às famílias quero me solidarizar, pedir que Deus lhes dê o conforto e a força necessária para atravessar este martírio, quanto às demais famílias lembrar o nosso compromisso com vocês, continuaremos aqui, podem contar conosco, não podemos nos deixar abater, acreditemos que é possível uma sociedade mais justa, com os direitos sendo respeitados e proporcionando uma convivência harmoniosa, é assim que continuaremos a fazer aqui na escola, ouvir  , orientar ,apoiar , acreditar no valor e no potencial de cada um , ajudando a fazer cada um se sentir gente e parte de uma família chamada escola ,ou melhor ESCOLA MUNICIPAL  FENELON CÂMARA.
Fiquemos com Deus, pedindo paz e amor aos corações de todos.

Fátima 







Um comentário:

  1. É isso mesmo amiga, difícil pensar que perdemos mas, vamos nos recuperar: escola, familiares e amigos, porque precisamos recomeçar para outros que também contam conosco. Aprendi isso com a minha própria perda, o recomeço nos fortalece principalmente quando permanecemos unidos. Beijos
    D'arc

    ResponderExcluir